Como Escolher o Local Ideal para Morar

Comprar ou alugar um imóvel é uma conquista importante e, considerando que é uma decisão a médio ou a longo prazo, a escolha do local ideal para morar é o primeiro ponto a se pensar. Esta escolha requer atenção e a avaliação de alguns fatores, principalmente, porque está ligada à sua qualidade de vida.

Você, que está à procura de um imóvel para alugar ou para comprar, fique atento a alguns pontos importantes a serem analisados antes de escolher o lugar e fechar negócio! A seguir, separamos as melhores dicas para você saber como escolher o lugar ideal para morar:

Coloque no papel as suas expectativas e prioridades

Fazer uma lista de tudo o que você considera essencial e é sua prioridade é uma forma de conseguir lembrar e visualizar as suas expectativas para avaliar se o local escolhido atende às suas necessidades. Também o ajudará a fazer as perguntas certas e necessárias para esclarecer as suas dúvidas quando estiver conversando com um proprietário de imóvel, com um morador da região, com o seu corretor ou a sua imobiliária.

Atente para a infraestrutura do local

Os locais que possuem supermercados, padarias, farmácias, entre outros comércios nas proximidades e, principalmente, sem a necessidade de pegar o carro ou uma condução, são chamados de autossuficientes e são uma excelente escolha para morar. É extremamente vantajoso ter acesso a diversos bens e serviços a um passo de casa, não é mesmo? Além disso, vale avaliar se a infraestrutura da região oferece outras facilidades, como fácil acesso a linhas de ônibus e metrô, hospitais, instituições de ensino, opções de lazer etc.

Avalie a segurança do local

Segurança é um dos fatores que mais pesam na escolha de um lugar para morar e, sem dúvida, é indispensável. Para saber se a localidade é segura, observe as condições de iluminação, policiamento, rondas de seguranças, guardas, câmeras, alarmes e outros sistemas de segurança, movimentação das ruas, especialmente à noite. Ter esta preocupação no início fará com que você se sinta tranquilo e confortável depois.

Informe-se!

Vale a pena fazer uma pesquisa sobre o bairro ou região de seu interesse e a internet é uma ótima ferramenta para isso! Além disso, considere a vizinhança como aliada para obter informações relevantes sobre acessibilidade, segurança e infraestrutura. Quem já mora lá poderá contar quais as vantagens e desvantagens do local e você poderá descobrir um pouco mais sobre o estilo de vida dos seus futuros vizinhos e se tem a ver com o seu.

Considere sua rotina e seu estilo de vida

Você deve considerar o que costuma fazer diariamente, para que possa procurar por um local que se encaixe com o seu estilo de vida, seus afazeres e que facilite a sua rotina.

Visite o local em diferentes condições, dias e horários

O local escolhido pode parecer ideal de início e, de repente, mudar durante o dia ou à noite, e aos finais de semana. O trânsito pode passar de tranquilo a pesado ou a movimentação e barulho na redondeza pode ser completamente diferente. Por isso, é recomendável visitar o local em diferentes dias e horários para saber como é nestas diferentes condições e se realmente se adéqua às suas expectativas.

Conte com uma boa imobiliária

Mesmo seguindo todas estas nossas dicas, não é fácil encontrar o imóvel ideal no bairro certo para você! Principalmente, para quem não conhece bem a região ou a cidade para a qual pretende se mudar. Por onde começar, então?

A resposta a essa questão é fácil! Contar com a experiência de uma imobiliária que está há anos no mercado pode ser a chave para facilitar todo o processo para você e conseguir fechar um excelente negócio! Conte com a KM Imobiliária!

Lembre-se de que esta é uma escolha importante, que impactará sua rotina, seu estilo e qualidade de vida e, por isso, ninguém quer tomar decisões precipitadas ou sofrer com arrependimentos futuros, não é mesmo?

Contar com a nossa ajuda pode fazer toda a diferença na hora de você escolher o lugar ideal para morar!