10 Dicas Para Comprar seu Primeiro Imóvel

Comprar o primeiro imóvel é a realização de um grande sonho e a escolha sempre gera muitas expectativas. Como é uma decisão muito importante, precisa ser feita com muita atenção, além de envolver planejamento e burocracia. Para que você consiga vislumbrar as melhores oportunidades e fazer um bom negócio, preparamos estas dicas para ajudá-lo nessa jornada. Confira!

1. Escolha entre um imóvel novo ou usado

Se você tem dúvida entre comprar um imóvel novo ou usado, saiba que há ótimas opções para ambas as situações! Quando se tem urgência de mudança, é claro que adquirir um imóvel usado é a melhor opção. Por outro lado, se você pode aguardar durante algum tempo, você pode conseguir um valor menor adquirindo um imóvel na planta.

2. Defina quais detalhes são importantes

Na escolha do imóvel, é fundamental avaliar todos os detalhes, mas também saber o que é mais importante e deve ser considerado como prioridade por você. Analisar barulho, luminosidade, acabamento, por exemplo.

3. Determine qual localização é a melhor para você

Escolher um imóvel bem localizado, com fácil acesso ao seu trabalho, comércio, e boa infraestrutura no geral não é somente vantajoso para você, melhorando a sua qualidade de vida, como pode contribuir para valorizar a propriedade se quiser vender posteriormente.

Uma dica é visitar o imóvel em diferentes horários para poder observar o movimento e avaliar a região e a vizinhança em diferentes condições.

4. Analise a documentação do imóvel

Antes de comprar o primeiro imóvel, é muito importante fazer uma pesquisa para saber se o empreendimento está dentro das leis. Para isso, vale muito a pena consultar um profissional, que poderá fornecer as informações necessárias e fazer uma boa análise da propriedade.

5. Verifique se pode ou não usar o FGTS

Para aproveitar o fundo para adquirir uma casa ou apartamento, é necessário preencher uma série de requisitos. Confira quais são eles:

  • ter ao menos 3 anos de carteira assinada;
  • não ser proprietário de outro imóvel na cidade em que pretende comprar;
  • trabalhar ou morar no município onde o imóvel está localizado;
  • não ter financiado nenhum imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

6. Entenda como funciona a compra de um imóvel

Adquirir um imóvel é uma conquista, e exige planejamento e muito investimento financeiro. Por isso, é necessário estar informado e ter garantias para fazer o melhor negócio, com segurança e tranquilidade.

7. Analise as formas de pagamento

Existem várias opções para realizar o pagamento de um imóvel. A mais vantajosa, sem dúvida, é pagar à vista, pois permite negociar descontos. Mas a maioria das pessoas não dispõe de reserva financeira para este tipo de pagamento, tendo que recorrer às outras modalidades, como o financiamento com a construtora e o financiamento bancário. Informe-se para conseguir a melhor forma de pagamento que se encaixe no seu orçamento.

8. Faça um planejamento financeiro

Independentemente da forma de pagamento que for utilizar, é fundamental fazer um planejamento financeiro e fazer uma reserva financeira, considerando as despesas adicionais. Haverá taxas e documentos, sua mudança, a compra de itens para a casa, entre outras despesas previstas.

9. Estude a situação do mercado

O mercado imobiliário é influenciado por diversas questões, como a política e a economia do país, por isso, é interessante acompanhar as notícias para entender quando é o melhor momento para investir e adquirir um imóvel. Vale observar também as regras e taxas de juros que são oferecidas no financiamento imobiliário, já que também sofrem alterações constantes.

10. Escolha um corretor de confiança

Escolher um bom corretor de imóveis e uma imobiliária de confiança é essencial para tornar o processo de compra mais seguro e tranquilo. Afinal, somente o especialista no mercado imobiliário é o único profissional regulamentado para intermediar transações imobiliárias.

Com isso, você poderá tirar todas as suas dúvidas durante a aquisição do imóvel, garantindo que está fazendo um bom negócio!

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você! E, agora, você está pronto para comprar o seu primeiro imóvel? Fale conosco! E vamos, juntos, encontrar o imóvel ideal para você!